Fernanda Takai – Na Medida do Impossível

Projeto de Cenografia e Palco: desenvolvido para a Do Brasil Eventos e Projetos, para a turnê do álbum “Na Medida do Impossível”, de Fernanda Takai.

Nosso principal objetivo foi criar um cenário que transmitisse a atmosfera da capa do disco sem perder a flexibilidade e capacidade narrativa de um roteiro crescente, e que se adaptasse à carga emotiva de cada etapa do show. Além disso, e não menos importante, este cenário deveria ser leve, de fácil montagem e baixo custo de produção.

À frente de um pano de fundo de luz, os elementos cênicos aparecem para reforçar a ideia de alternância entre os momentos do dia e as estações do ano: um globo de luz reflete pequenas gotas de brilho representando uma nevasca, e nuvens de sombrinhas brancas diminuem a escala do ambiente traduzindo uma emoção antagônica de proteção e perigo eminente. A travessia é arriscada, mas a decisão de enfrentá-la é segura, o tempo revelará o caminho.

Um outro elemento importante, de escala mais humana, contracena com os músicos reforçando esta narrativa: a cerejeira que floresce sombrinhas vermelhas e vem nos dizer que tudo irá terminar bem. Essa árvore aparece fechada e é acionada pela própria Fernanda, que ao desenlaçar uma das suas sombrinhas, desencadeia a abertura das demais, num gesto simbólico de transformação e força.

Reiterando a proposta de referência direta à capa do disco, temos duas imagens fundamentais que funcionam como lastro em ambos lados do palco: o gato impresso na pele do bumbo da bateria e o letreiro do show, pendente entre as nuvens de sombrinhas brancas, reafirmando que “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.”

Data : 2014