Residência Pasárgada

Projeto de arquitetura: casa.

O principal desafio no projeto da Residência Pasárgada foi utilizar todo o material garimpado pela proprietária ao longo de anos sem que o resultado final parecesse uma colagem aleatória. Portas e janelas de demolição com cores, formas e tamanho diversos, louças de banheiro, assoalhos, vigas de madeira, tijolos de adobe e forros de bambu se juntaram para criar a atmosfera dessa casa, que apesar de apresentar características coloniais, é muito contemporânea. Isso é perceptível quando vemos a integração dos espaços: cozinha, salas de jantar e estar, escritório, lavabo, suíte, deck e piscina se comunicam criando um único ambiente onde os encontros acontecem de forma natural e despojada.

É importante ressaltar que o contato com a natureza foi preservado. A casa se implanta em um terreno com muitas árvores e plantas exuberantes, e a cliente fez questão de preservá-las o máximo. A idéia foi trazer a mata para dentro da casa e, junto com ela, a luz da manhã e da tarde. Além das muitas aberturas foi criado um shed ao longo da cozinha e sala de jantar.

Técnicas construtivas da histórica cidade de Tiradentes foram trazidas para agregar valor ao projeto como o cimento queimado com açúcar, que foi utilizado no fogão a lenha para que este não trincasse devido ao calor, e o forno de pizza que foi feito com barro de cupinzeiro. Soma-se a isso todo o mobiliário afetivo trazido da casa dos pais e avós, ou mesmo os novos adquiridos em viagens. Colchas de crochê, potes de barros, lamparinas de ferro e flores do campo dão o toque final para esse ambiente acolhedor e único.

Local: Nova Lima – MG

Data: 2006